17- Inclusão Social

O que tem Marketing Pessoal a ver com a Responsabilidade e Inclusão Social? Como eu posso ganhar com isso?

Em primeiro lugar, nesta área, existem muitas oportunidades de trabalho e divulgação pessoal. Em segundo, todos nós precisamos destes conhecimentos para melhoria da condição de vida do homem.

A inclusão social passa pela inclusão digital e reciclagem de computadores velhos, os quais podem ser aproveitados para a criação de lan houses sociais. É um mercado em formação, com grandes possibilidades de ganho.

A Responsabilidade Social é o tema da ISO 26000 que começa a vigorar em 2.010 embora seja,  praticamente, desconhecida no país, onde existe uma enorme oportunidade de empregos.

A Responsabilidade Social está dentro do considerado 3º setor, das ONGs, que no Brasil são chamadas de OSCIPs - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, onde embora as instituições não tenham finalidade lucrativa, têm muito recurso.

Ao final da página, veja mais informações no link para o site do SEBRAE, sobre o assunto.

Quase toda grande empresa está ligada a uma instituição deste tipo, podendo ter até mesmo a sua própria fundação ou uma ação semelhante, o que não acontece com as de médio e pequeno porte.

Estamos falando de um universo que pode chegar a mais de 100.000 empresas que, em algum momento, vão precisar assumir seu papel na Responsabilidade Social.

No Brasil temos um índice muito grande de pessoas com algum tipo de deficiência física que chega perto de 25.000.000!


Além disso, se analisarmos, mesmo que rapidamente, a violência das ruas em decorrência dos assaltos e tráfico de drogas, verificaremos que isso é fruto da falta de alternativas sociais mais consistentes.

A ressocialização é uma delas. Por exemplo, como podemos ajudar os egressos de penintenciárias? Se eles não tiverem oportunidades de  formação e trabalho, voltarão a praticar crimes. Esse é um círculo vicioso que está presente na sociedade carente do nosso país.

Além disso, estamos falando de um universo de cerca de 40% das famílias brasileiras que vivem em situações de grande pobreza.

Somando estes universos, temos uma população muito grande que precisa do trabalho e, antes disso, precisa do preparo, portanto, estudo para ter novos horizontes. Enfim, alternativas concretas.

Não há tempo para frequentar os cursos profissionalizantes convencionais, pois a população carente, precisa trabalho renda urgente.

A chave da inclusão social está na inclusão digital, via cursos on line de trabalhos manuais e semelhantes, daí a nossa proposição da Escola Virtual da Inclusão Digital & Social.



Isso representa uma enorme demanda por cursos não formais e de curta duração.

Podem ser feitos pela internet, com vídeos, como é o exemplo abaixo, onde existem mais de 100.000 vídeos em inglês. Estes podem ser adaptados para o português ou servir de modelo para uma série de outros, reproduzidos no Brasil com o apoio das empresas fornecedoras dos insumos.

Veja mais informações importantes na aula sobre SUSTENTABILIDADE,.quando a inclusão social está junto com o meio ambiente, pois são temas que não podem ser tratados isoladamente.




SEBRAE - MG / OSCIP