19- Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade? É um conceito sistêmico relacionado com a Continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, Interligados, tem em vista um crescimento equilibrado do homem e da sociedade

As necessidades do meio ambiente, inclusão social e digital que devemos ter sempre em mente, participando onde o interesse particular for maior, estão inclusas neste cenário. Existe uma Continuidade Permanente em tudo que fazemos, independentemente do seu desejo. Isto é, tudo liga você a este mundo, seja ele físico ou virtual.

Por essa razão, tome carona nesta onda digital que pode, automaticamente, fazer seu marketing pessoal.

Como este conhecimento, que não é muito bem explicado nas instituições de ensino, a não ser naquelas que estiverem diretamente envolvidas, pode-se um bom fazer marketing pessoal e, conseqüentemente, destacar-se em vários setores.

Numa entrevista de emprego, no seu curriculum vitae ou na sua vida cotidiana, você pode informar os cursos   extra-acadêmicos realizados, que conhece com maior profundidade este ou aquele assunto relacionado e que, principalmente, tem uma postura profissional que pode contribuir para a melhoria da sociedade.

Por exemplo, os produtos produzidos ou os serviços que você ou seus amigos usam são ecologicamente corretos? O mesmo acontece na sua casa e na casa deles?

Isso pode parecer, num primeiro momento, que não tenha importância significativa porque não fazia parte da nossa educação. Mas, precisamos nos conscientizar de que, hoje, faz a diferença.

Você compraria um imóvel ou um carro que não estivesse dentro dos padrões atuais de sustentabilidade?

Esses bens valorizarão no futuro? Mesmo que a empresa sustentável produza elementos que agridam o meio ambiente; é necessário levar-se em consideração como ela trabalha para minimizar ou eliminar os impactos provenientes do seu processo produtivo.

A inclusão social está, nomalmente, fora do ambiente de sustentabilidade, o que é uma profundo erro.

Faz parte da miopia social que todos nós vivemos. O menos favorecido sempre vai comprar ou alugar um imóvel mais barato ou econômico, dentro de suas posses, não é verdade?

Ocorre que,  pessoas ou empresas inescrupulosas, fizeram loteamentos em áreas  propícias às inundações ou sujeitas às ações climáticas, o que resultará em problemas sociais graves.

O mesmo acontece com todos os produtos que compramos, desde uma camiseta até uma pasta de dente. Seus insumos foram tratados ecologicamente corretos?

Uma forma de contribuir para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade é através da educação das pessoas, como são as proposições a seguir:



Aulas de tricot, crochet, culinária, artesanato(reciclando material descartado) e outras, podem ser feitas em vídeo pelos fabricantes dos produtos relacionados e que tiverem interesse em expandir vendas, como é a proposição da:



Por favor, veja as aulas anteriores sobre Meio Amibiente e Inclusão Social.

Veja, a seguir, alguns vídeos que selecionamos no YouTube.