11- Como Procurar Trabalho

De maneira quase imperceptível, para os não especialistas, houve uma forte migração das ofertas de trabalho e emprego dos classificados dos jornais para a internet.

Isso significa maior dificuldade em identificar estas ofertas, para os candidatos.

As empresas, com o avanço da tecnologia digital, têm vários benefícios. Reduzem, por exemplo, o custo da captação de talentos, agilizam o processo de contratação e, principalmente, têm uma maior oferta de candidatos.

A Unilever, no seu programa de trainees para 2010, soliciou aos condidatos que produzissem vídeos pessoais de curta duração, os quais estão no YouTube e selecionados nos vídeos da aula de Currículum.

Esta procura por uma oportunidade de trabalho, na internet, pode se tornar um problema, caso o interessado não saiba exatamente o que pretende, que passos deve seguir e, principalmente, quais ferramentas virtuais deve utilizar. Por isso, precisa acompanhar a evolução tecnológica.

Procurar uma colocação, por iniciativa própria, na internet é a opção mais difícil, porém, a mais importante.

Existem milhões e milhões de currículuns hospedados nas agências de colocação. Na hora da necessidade, como irão escolher o seu? Isso não é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro?

As empresas e as agências de emprego recebem milhares de currículuns, todos os dias. Como diferenciar o seu curriculum vitae?

A primeira estratégia é fazer seu currículum num vídeo. Pois, assim existe uma maior change do recrutador ver o seu, como sugerido nas aulas 5 e 6.

O segundo passo é divulgar esse mesmo vídeo curriculum para a sua rede de amigos. Eles podem ajudar a incrementá-lo e, sabendo de alguma oportunidade, indicar o seu nome.

Mais de 80% das contratações são por indicação.

O terceiro passo é você identificar as empresas que tem interesse em trabalhar, obter o nome do responsável pela posição desejada e respectivo e-mail, enviando seu curriculum, em anexo, com um texto que sirva de apresentação, onde você deve descrever seus pontos fortes, rapidamente.

Por exemplo, se você identificou que a empresa é alemã ou inglesa, pode colocar em destaque, no e-mail, que conhece e é fluente no idioma A ou B.

É, também, preciso saber o que é o conceito conhecido como O Fim do Emprego, que se refere à redução do emprego com a carteira assinada.

Por essa razão, é importante observar as alternativas que são as atividades autônomas, também conhecidas como Empreendedorismo, encontradas na aula 22.

Os concursos, também não podem ser deixados de lado. É preciso muito estudo e perseverança. Caso não passe no primeiro, há que se tentar o segundo e assim por diante, sem desistir.

Existem pessoas que já fizeram mais de 10 concursos e conseguiram sucesso em um dado momento.

Veja o exemplo de Charles que prestou mais de 15 concursos, ele foi apresentado pelo Fantástico, clicando no link a seguir:



A seguir, alguns importantes artigos de especialistas: