12- Demissão

Evidentemente a demissão é um susto. Contudo, faz parte da relação Patrão X Empregado.

Ser demitido não é uma vergonha. É preciso refletir e tomar uma série de decisões. Quero continuar sendo empregado? Quero montar meu negócio?

Ao ser demitido, a primeira providência é não entrar em pânico. O mundo não pára se você for despedido.

Resista à tentação de aceitar o primeiro emprego que aparece. Entenda que você deve estar muito bem preparado para enfrentar o mercado de trabalho. O entrevistador vai fazer perguntas difíceis que devem ser bem respondidas.

Reflita um pouco sobre você mesmo. Onde errei? O que acertei? Use a oportunidade para fazer uma avaliação íntima de suas capacidades e, inclusive, para determinar até onde pretende ir no plano profissional.

Aprenda com os seus erros. Faça uma lista dos seus sucessos, pontos fortes e pontos fracos. Use estes parâmetros para a base de planos futuros.

Ser demitido faz parte da vida, onde existem situações boas e ruins.

Não há como separar as coisas boas de um lado e as ruins de outro, só  trabalhando com o lado mais interessante, dependendo da ótica a ser analizada. O mundo e a vida são feitos de altos e baixos, sempre interligados.

Mas, você pode fazer do limão uma limonada.

Usando o importante ditado "Há males que vem para bem", você pode fazer com que tal acontecimento seja bem aproveitado, sendo a base de um processo de crescimento na sua vida.

Uma das maneiras de se evitar o susto do aviso de demissão é estar, sempre, acompanhando o que acontece na sua profissão, na carreira e empresa.

A outra estratégia importante é ter um curriculum vitae sempre atualizado e hospedado nos lugares certos, pois isso fará com que você seja chamado para entrevistas em outras empresas.

Isso, além de massagear seu ego, serve para conferir se sua remuneração está adequada e o que os concorrentes estão fazendo.

Tal oferta apresentada da maneira correta e no tempo certo pode ajudar sua empresa e sua carreira.

Veja, abaixo, alguns artigos importantes coletados na internet.



Também é importante saber como se desligar da empresa. Pois, mesmo que a decisão seja dela e não sua, existe um comportamento ético a ser seguido. Veja o artigo no link abaixo.



Veja a seguir outros importantes artigos de como a empresa pensa na hora da demissão:



Segue abaixo os principais vídeos que tratam de demissão, selecionados: