13- Aumente sua Empregabilidade

O que se entende por empregabilidade?  Como aumentar suas possibilidades de crescimento profissional?

Empregabilidade é um conceito amplo que não significa apenas ter um emprego mas, sim, a capacidade de ter trabalho e renda sempre. Isto quer dizer, de forma permanente e crescente, o que envolve a ampliação conhecimentos.

Para aumentar suas chances de empregabilidade você deve aumentar seus conhecimentos, ou seja, sempre se reciclar e fazer cursos complementares, tanto em relação a sua especilidade como em outras áreas de destaque onde sua comunidade precisa de apoio.

Por exemplo, ter conhecimentos sobre meio ambiente, responsabilidade e inclusão social, também definidos como sustentabilidade, só vão ajudá-lo.

Existem muitos cursos, on line e gratuitos, em instituições de ensino de qualidade, inclusive do exterior, os quais  estão relacionados na próxima aula, em Cursos Gratuitos On Line.

O profissional com maior empregabilidade é o primeiro a ser contratado e o último a ser demitido.

Quando não ocorre um crescimento natural, também na profissão, vem a frustação e a desmotivação. O  que muitas vezes significa demissão.

Com isso, a empresa que investiu no treinamento e contratação daquele colaborador, tem prejuízo. Necessita recomeçar tudo de novo, tanto em termos de investimento como no tempo, pois o novo funcionário só ficará apto em 3 ou 6 meses.

Se você percebeu, a empresa avalia o seu colaborador em termos de resultados financeiros.

Sua vida pessoal, em termos financeiros, precisa ser tratada da mesma forma. O entrevistador e o novo empregador gostarão de saber que você tem uma preocupação com seus recursos financeiros.

Veja nos links, abaixo, importantes informações e uma planilha excel preparada pelo Canal Rh::



Veja a seguir os 10 erros capitais em termos de empregabilidade. Os pontos que mais desclassificam candidatos, segundo a Revista Você S.A. e nossa experiência são:

- Pouca preparação para entrevista;
- Curriculum Vitae inexpressivo;
- Carta de Apresentação deficiente;
- Escolaridade baixa, com falta de reciclagem;
- Preparação inadequada para o tipo de trabalho;
- Pouca experiência requerida, talento ou educação;
- Nenhum potencial para liderança;
- Falta de indicação de controle financeiro;
- Falta de objetivos e baixa motivação, entusiasmo ou iniciativa, e
- Apresentação e Comportamento inadequados na entrevista.

A seguir, vídeos coletados no YouTube que vão auxiliar a entender melhor como aumentar sua empregabilidade.