24- Instituições de Ensino & Coachers

Os treinamentos, melhor dizendo, cursos das instituições de ensino são longa duração e de âmbito geral. Elas têm vários mestres que dão aula transmitindo seus conhecimentos em vários níveis, desde o elementar até os de especialização, num processo sistêmico de muitos e muitos anos.

Os treinamentos feitos pelos coachers são especializados, focados nos objetivos mais específicos e imediatos dos treinandos, buscando resultados de curtíssimo prazo, tanto para uma platéia ou torciada, como para uma única pessoa. Os exemplos que vemos todos os dias na TV são dos casos de esportes. Um dos casos mais famosos, no Brasil, foi o trabalho de Nuno Cobra que foi instrutor do piloto Airton Sena e outros esportistas famosos.

Coaching é um processo de aperfeiçoamento humano focado exclusivamente no aluno, onde se desenvolve um forte laço de parceria de sucesso entre o treinando e o instrutor, com mais intensidade do que acontece entre o professor de uma instituição de ensino e seus alunos.

A palavra coaching vem de coach, da língua inglesa, de coche do francês, que significa quem dirige uma carruagem ou mesmo uma carroça com seu cocheiro no caso de português. É uma gíria de origem universitária norte-americana para designar "tutor particular" que prepara o aluno para um exame de uma determinada matéria. Há muito tempo, havia uma corrida de carroças, onde o principal papel era do coacher (cocheiro) que imprimia a velocidade dos cavalos.

Em outras palavras, coacher, é um instrutor ou treinador de atletas, atores ou cantores, sendo um dos casos mais famosos, no Brasil , a ação de Nuno Cobra que foi instrutor do piloto Airton Sena e outros esportistas famosos.

Coaching é um processo com início, meio e fim definido, em comum acordo, entre o coacher e o treinando, geralmente em função da meta por este desejada. O coacher apoia o treinando na busca de atingir metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas como, também, do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

Trata-se de um conjunto de ferramentas modernas, que possui como principal função levar uma pessoa a realização dos seus objetivos e necessidades íntimas. Assim, o treinando que passa pelo processo de coaching, consegue com rapidez e assertividade alcançar a meta desejada. Seja em sua vida profissional ou pessoal, porque passa a acreditar no próprio poder pessoal.

O processo de coaching é uma assessoria individual e exclusiva entre o coacher e o treinando. O coaching é que promove mudanças positivas e introduz, de maneira efetiva, uma verdadeira cultura de resultados positivos e sucessivos, em seu treinando.

No Brasil, alguns coachers já treinaram mais de 1 milhão de pessoas e publicaram livros que são editados em mais de 20 países. No lado esquerdo, deste blog, estão alguns dos principais coachers, livros, DVDs CDs e palestras em vídeo, que tanto podem ser comprados nos seus websites, como na Loja Virtual deste curso, onde algumas edições, têm desconto, bastando consultá-la, acessando-a pelo link ao final deste curso.

Coletamos os principais vídeos de alguns coachers que estão na internet e de instituições de ensino.

Ao pesquisar para a escolha de uma instituição de ensino informe-se sobre seu serviço de assessoria de carreira e encaminhamento ao mercado de trabalho. Estes devem usar ferramentas de tecnologia de ponta e, idealmente, serem associados as redes de centros de desenvolvimento de carreira.

Esse apoio é de fundamental importância na hora da conquista de uma oportunidade de trabalho.

Clicando-se no espaço azul na "Seta Central", apontada para o lado direito, dentro de um globo, assiste-se o vídeo no seu tamanho pequeno, neste blog.

Querendo assistí-lo na tela inteira de seu monitor, clique na palavra "Full Screen". Nesta hipótese, os comandos estão no centro inferior da tela. Para assistir clique em: "Ver". Para retornar clique em "Tela Pequena" ou use sua tecla "Esc".



No link a seguir está o conteúdo básico destas aulas virtuais para serem customizadas dentro dos sites das instituições de ensino ou coachers que queiram ter o seu próprio Curso de Marketing Pessoal.

Assim, podem colocar seus cases, aulas e imagens de acordo com a sua conveniência, conectando ou não esse curso aos seus bancos de talentos, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho ou equivalentes abrindo-os para sua comunidade, usando-o como fator de atração de visitantes para seu web site e, principalmente, alunos.