21- Oportunidades de Trabalho

Nesta aula vamos dividir as Oportunidades de Trabalho onde o Marketing Pessoal é a peça chave, em 2 partes.

As oportunidades no exterior, que se encontram abaixo, após os vídeos e as oportunidades no país.

Oportunidades no Brasil

Muitos analistas de recursos humanos dizem que o melhor momento para procurar um novo tipo de trabalho é quando se tem um vínculo empregatício. Nesse momento, não existe a pressão financeira e emocional de se recolocar rapidamente, o que pode ajudar a analisar as ofertas de forma racional.

Seria, também, o período ideal para se sair bem em entrevistas. pois o candidato tende a estar mais relaxado na hora das respostas.

Por outro lado, as empresas de seleção na internet indicam a existência de mais de 3.000.000 de curriculuns hospedados em seus websites. Como um potencial empregador vai encontrar o seu?  É a mesma coisa que achar uma agulha no palheiro!

Por isso, temos que fazer o Marketing Pessoal, de uma forma diferenciada, pesquisando as demais oportunidades de trabalho no mercado que são inúmeras, tomando as iniciativas necessárias, que sejam de seu interesse.

Em Empreendedorismo, objeto da próxima aula de número 22, temos a indicação de alternativas num mercado em pleno crescimento, apoiado por muitas instituições de ensino. Procure as que têm relação ou dão suporte para as Incubadoras de empresas.

Na aula 23 temos uma relação com número superior a 20.000 websites de Empregadores e Empresas de Seleção, no país.

As oportunidades de trabalho no país são milhares, principalmente, se focarmos a internet e a informática.

Na produção de cursos on line, com vídeos, revistas virtuais, tv on line, existem milhares de necessidades.

As instituições de ensino devem ter uma nova proposta para a educação de preservação do ambiente, se dedicando à inclusão social. Só assim se reduzirá a violência urbana e a disparidade de renda que existe no país.

Estas, também, deveriam ter sempre suas feiras virtuais de emprego, banco de talentos, banco de projetos acadêmicos e assessoria para o desenvolvimento de carreiras, como são as propostas abaixo:










Oportunidades de Trabalho no Exterior

Torna-se importante conhecer quais instituições de ensino e empresas no exterior oferecem oportunidades para estrangeiros, cujos links estão ao final da página. Veja mais informação na aula 16 Experiência no Exterior.

Se você fizer o levantamento correto do investimento que, normalmente, é necessário para frequentar uma faculdade, custo de transporte, alimentação e atividades extra acadêmicas que dão suporte a um projeto dessa natureza, que exige fluência em inglês, veria que o custo no Brasil é semelhante ao do Canadá e Austrália. Não se considerando o preço da passagem internacional.

Mas existem diferenças fundamentais. Primeiro, normalmente é possível conseguir um emprego na própria instituição de ensino e, em segundo lugar, no exterior existem os cursos de verão ou férias que não são frequentes no Brasil.

Significa dizer que você pode reduzir o tempo de estudo de 2 anos para 1 ano e ainda ficar fluente na língua, o que não acontece no Brasil.

Assim, se você já obteve seu diploma ou, simplesmente, quer adquirir prática profissional e melhorar seu nível de inglês enquanto continua os estudos, a opção ideal é trabalhar no exterior.

As ofertas são muito variadas, incluindo desde trabalhos em universidades até estágios em empresas e instituições. Em geral, há ofertas para todos os títulos acadêmicos, se bem que alguns estudos terão mais possibilidades do que outros.

Porém, por não ter nacionalidade americana você precisará de uma permissão de trabalho para exercer uma atividade nesse país. Existem várias opções e, dependendo de seus objetivos, você terá que escolher uma ou outra. Se tiver alguma dúvida, compareça à embaixada ou ao consulado dos EUA para solicitar informações.

São muitas as opções que você pode encontrar para trabalhar nos EUA, seja em universidades e faculdades, seja em empresas e organizações.

É muito difícil reunir todas as ofertas de trabalho que existem para estudantes estrangeiros. Entretanto, abaixo fornecemos uma pequena lista das diferentes opções que poderá encontrar, assim como endereços úteis aos quais poderá recorrer para solicitar informações:

http://www.indianaintern.net
http://www.collegerecruiter.com
http://www.usinterns.com
http://www.twc.edu
http://www.globalcrossroad.com
http://www.aiesec.org
http://www.collegegrad.com/internships
http://internships.wetfeet.com
http://www.careerbuilder.com
http://www.rileyguide.com/jobs.html
http://www.recruitersnetwork.com/sites/niche.htm
http://www.getthatgig.com
http://www.campuscareercenter.com
http://www.net-temps.com
http://physicsworld.com/cws/lp/jobs
http://www.earthworks-jobs.com