22- Empreendedorismo

Aqui é que reside a grande oportunidade para conquista de um trabalho nos tempos de hoje.

Abaixo, encontram-se exemplos de sucesso com mais de 70 empreendedores de consagração nacional e uma lista dos principais empreendimentos inovadores do país.

Empreendedorismo define os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora de se dedicar às atividades de organização, administração e execução de geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens, em novos produtos ou serviços; gerando um novo empreendimento ou negócio com o próprio esforço.

É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.

Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a suas custas, criando o que ainda não existia.

Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Logo, precisa fazer Marketing Pessoal

Dia 1 de julho de 2009 entrou em vigor a Lei Complementar 12/08 que aprimorou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  Isso significa para o empreendedor individual uma maneira muito mais fácil de usufruir das vantagens que até então não existiam para quem estivesse na informalidade.

A grande vantagem de se inscrever no Microempreendedor Individual (MEI) é a proteção social no presente e no futuro. Com o recolhimento mensal da Previdência Social, o empreendedor, que até então trabalhava por conta própria, passa a contar com um seguro que garante a renda dele e de sua família em casos de doença, gravidez, prisão, morte e velhice.

Outro ponto importante de estar com a atividade, plenamente, regularizada no MEI é o acesso ao crédito na rede bancária. Afinal, uma coisa é dizer ao gerente de banco que trabalha por conta própria sem poder provar e a outra é apresentar a documentação de inscrição no Microempreendedor Individual (MEI), comprovando que você tem um pequeno negócio regularizado.

As vantagens do MEI não acabam por aí. Poder vender para outra empresa e, até mesmo, para o governo é uma grande oportunidade. Essas empresas precisam de notas fiscais para demonstrar a operação de compra. O mesmo vale para a venda ao governo.

A rigor, o inscrito no Microempreendedor Individual (MEI) não precisa emitir nota fiscal para a venda ou prestação de serviços ao consumidor final, pessoa física. Exceto no caso de vender para outras empresas, as chamadas pessoas jurídicas

As atividades que são permitidas são: comércio, culinária, artesanato, serviços de estética, serviços de manutenção e reparação em geral, etc.

Quem pode?

Se enquadra nesta nova lei os empreendedores com receita bruta anual de até R$ 36 mil, ou seja, R$3 mil por mês. As atividades que são permitidas são: comércio, culinária, artesanato, serviços de estética, serviços de manutenção e reparação em geral, etc.

Quem não pode?

Esta lei não se enquadra aos interessados que tenham ou queiram ter sócios. Além disso, o empreendedor deve ter, no máximo, um funcionário com renda de até um salário-mínimo mensal ou o piso da categoria, não ter filial, não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa.





Veja mais informações no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no link abaixo:







As 10 Dicas para um Empreendedor de Sucesso



ANPROTEC

Assista aos vídeos selecionados do YouTube: