9- Vocação & Vencendo Dificuldades

A aptidão pessoal, também conhecida como vocação é o seu talento natural ou facilidade para executar essa ou aquela tarefa.

Em outras palavras, é a vocação nata ou habilidades que determinam o que a pessoa tem para desempenhar melhor esta ou aquela tarefa. Seus conhecimentos, assim como as suas aptidões, podem lhe ser muito úteis na busca de uma oportunidade de trabalho.

Caso escolha um trabalho ou profissão diferente de suas aptidões, por causa da pressa ou pressão financeira,
é provável que não obtenha o resultado esperado.

Obter um bom grau de qualificação profissional fora da área da sua vocação é muito mais difícil.

Isso é um perigo que pode causar vários danos, até mesmo resultando em problemas legais.Uma profissional que é cirurgiã dentista, por imposição dos pais, mas que gostaria de ser uma juíza ou uma advogada, pode um dia ter um acidente com um paciente e os problemas decorrentes.

Muitas profissões até parecem fáceis ou são o espelho de uma vaidade pessoal como, por exemplo, ser síndico de um prédio. Pela legislação atual, se houver um incêndio com vítimas fatais, o síndico poderá ser preso, se ficar provado que houve alguma negligência por parte dele ou por um funcionário mau treinado,  que seja seu subordinado.

Assim, os conhecidos testes de vocação têm que ser feitos e observados com cuidado. Pois, eles indicam o caminho profissional que a pessoa deve seguir.

Veja, abaixo, exemplos de testes vocacionais  e um site na internet onde existe uma relação das instituições que operam nessa área:



Deve ser levado em consideração que estes testes, muitas vezes, são apenas uma indicação. As pessoas evoluem e podem adquirir novos conhecimentos. Todo dia vemos notícias de pessoas que mudaram de profissão, obtendo sucesso.





Deve ser levado em consideração que estes testes, muitas vezes, são apenas uma indicação. As pessoas evoluem e podem adquirir novos conhecimentos. Todo dia vemos notícias de pessoas que mudaram de profissão.

Além dos testes, é muito importante que o interessado fale com vários profissionais da área escolhida e tente fazer um prognóstico de como será o futuro daquela profisssão e seu mercado de trabalho.

Por exemplo, no caso de odontologia, o dentista tem que trabalhar muito tempo todo em pé e, hoje, existe um saturamento deste mercado nas grandes cidades. Essas observações, que são da maior importância, não estão sendo apresentadas nos testes, indicando várias falhas no atual sistema usado no país.

Abaixo, temos uma coletânea de vídeos de pessoas que, além de seus talentos naturais, tiveram muita garra determinação e esforço para superar suas dificuldades. Assista Vencendo Dificuldades.

Veja os vídeo, abaixo, selecionados. Clicando-se na "Seta Central", apontada para o lado direito, dentro de um globo, assiste-se o vídeo no seu tamanho pequeno, neste blog.

Querendo assistí-lo na tela inteira de seu monitor, clique na palavra "Full Screen". Nesta hipótese, os comandos estão no centro inferior da tela. Para assistir clique em: "Ver". Para retornar clique em "Tela Pequena" ou use sua tecla "Esc".

A seguir vídeos selecionados no link a seguir sobre: Vocação.

É preciso muito força de vontade para vencer dificuldades, veja alguns exemplos selecionados: