8- Entrevistas & Testes

Com uma entrevista bem feita é possível superar testes que tenham tido um resultado negativo. Portanto, esteja atento para mais uma dica, que é observar o que fala numa entrevista. Não fique passivo, ou seja, apenas respondendo perguntas.

Tenha opiniões próprias, pautadas em conhecimento das necessidades do dia a dia..

A entrevista é parte final e definitiva da conquista de um emprego. É aqui que você pode transformar  o monólogo de uma entrevista para um diálogo. Assim, você também faz perguntas e não fica só em respostas, como as que estão abaixo indicadas.

Em outras palavras, na entrevista convencional, o candidato sempre responde na defensiva. Permanece passivo. Neste outro conceito, passa-se para uma posição ativa, de conquista.

Você pode perguntar, por exemplo, quais as ações do futuro empregador sobre proteção do meio ambiente e inclusão social, temas abordados em sustentabilidade, que todos precisamos conhecer. Veja cursos rápidos, gratuitos e on line em Nossos Links, do lado direito.

Esse é um dos diferenciais em relação a outros candidatos que não sabem discorrer sobre sustentabilidade, assim como não tem um vídeo curriculum ou seu blog pessoal, locais onde deveria comentar sobre seu conhecimento relacionado aos temas em questão, ou seja, da entrevista .

Hoje, é preciso conhecer mais sobre informática, além das ferramentas do Windows. Saber fazer um blog, ter noções de HTML e, principalmente, condições de fazer entrevista on line, via o Skpye, MSN e agora o  Google Wave, são outros diferenciais muito importantes.

Além desta estratégia, existe uma outra que é colocada pelo especialista Max Gehringer: No dia seguinte ao da entrevista, envie um e-mail para o entrevistador agradeçendo a oportunidade. Eventualmente, realce alguns pontos que não ficaram bem esclarecidos. Como os demais candidatos não devem ter tal atitude, a sua entrevista se sobressairá, com certeza.

Existe uma centena de testes que vão dos mais simples, como o das cores até os mais sofisticados, além das Dinâmicas de Grupo que são uma espécie de jogos comportamentais, em grupos.

Neste caso, sua postura e comportamento pessoal são analisados e interpretados pelos psicólogos, em relação aos demais participantes.

Do website Curriex extraímos várias informações importantes sobre Dinâmicas de Grupo. Entenda as principais:

Além disso, não é só importante saber o que falar, dando as respostas que satisfaçam o entrevistador. Veja, ao final da página, uma lista das 30 perguntas mais formuladas. Assim, você fica mais preparado. A seguir, artigos e mais orientações sobre entrevistas:



Cliclando no link a seguir, você lerá um interessante artigo de um head hunter com mais de 20 anos de experiência:



É de fundamental importância o comportamento do entrevistado, ou seja, seus gestos, palavras, direção do olhar, sorriso e fala durante a entrevista.

A fala, a impostação de voz, ou seja, tonalidade são muito importantes. O aperto de mão, o agradecimento e falar com entusiasmo são de fundamental importância.

Muitas entrevistas são, também, feitas num almoço. Você sabe comer da maneira adequada? Fala gesticulando com o garfo e a faca, como se fosse um maestro? Seus punhos ficam sobre a mesa ou seus cotovelos? Você sabe qual é o garfo e faca apropriados para comer peixe? Procure saber mais sobre etiqueta em livros relacionados.

É preciso calma para fazer os testes de inteligência, raciocínios lógicos ou psicotécnicos que são aplicados aos candidatos.

Além disso, sempre são levados em conta, também, as atitudes ou gestos comportamentais na hora da entrevista.

Por isso não se esqueça  de levar em consideração a Apresentação Pessoal e o Comportamento Pessoal matérias das aulas anteriores.

Entenda bem o que é Inteligência Emocional. Veja, aqui, um teste rápido e o sistema de pontuação que explica o que acontece na nossa mente:


Segue uma outra apresentação, com alternativas de testes usados por psicólogos da Gente +





Veja os vídeo, abaixo, selecionados. Clicando-se na "Seta Central", apontada para o lado direito, dentro de um globo, assiste-se o vídeo no seu tamanho pequeno, neste blog.

Querendo assistí-lo na tela inteira de seu monitor, clique na palavra "Full Screen". Nesta hipótese, os comandos estão no centro inferior da tela. Para assistir clique em: "Ver". Para retornar clique em "Tela Pequena" ou use sua tecla "Esc".



Veja no link a seguir vídeos sobre: Testes

As perguntas mais comuns na entrevista

Depois de candidatar-se a dezenas de vagas e fazer centenas de buscas pela Internet e pelos jornais, finalmente surge a oportunidade de uma entrevista. Aí bate aquele medo, aquela insegurança de "e se eu fizer alguma coisa errada e colocar tudo a perder?". Para minimizar esse risco é preciso que você se antecipe e saiba tudo o que pode acontecer durante essa etapa do processo seletivo. Para isso, preparamos uma lista completa das perguntas - e das respostas - mais freqüentes que os entrevistadores costumam fazer.

1. Fale sobre você.
Essa resposta deve ser muito bem praticada. Procure ser sucinto, direto e focalize os resultados. Fale somente sobre assuntos profissionais.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo?
Seja específico. "Quero ser gerente de vendas", por exemplo.

3. Quais são seus objetivos a longo prazo?
Fale em termos profissionais, sendo bem objetivo: ser diretor de engenharia, gerente-geral ou algo similar. Mostre também que traçou metas, pretende fazer cursos, MBA e idiomas. É recomendável não se referir à vida particular.

4. O que você procura em um determinado emprego?
Desafio, envolvimento e chance para contribuir para a empresa. Essa é uma das melhores respostas.

5. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Sim. Dê exemplos de situações vividas em seus trabalhos anteriores.

6. Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa? Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.

7. O que você sabe sobre nossa organização? O que te atrai nela?
Para responder da melhor forma a essa pergunta, é preciso se preparar fazendo uma pesquisa sobre a empresa. Os melhores meios de encontrar informação são no próprio site da empresa, em revistas e conversando com pessoas que trabalham e trabalharam lá.

8. Fale sobre resultados que tenha alcançado e que tenham lhe dado grande satisfação. Liste as maiores realizações em sua carreira ou em seu emprego atual.
Escolha bem essas realizações e mencione aquelas mais recentes e condizentes com seu objetivo profissional.

9. Quais são seus pontos fortes?
Fale das características universalmente desejadas, tais como entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, iniciativa (pró-atividade) responsabilidade e competência na área técnica.

10. Quais são seus pontos fracos?
Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que, na realidade, é positivo. Tal como exigente demais, impaciente, perfeccionista.

11. O que você não gostava no seu emprego anterior? Por qual motivo você saiu (ou quer sair) da empresa?
Deve dizer que gostava do emprego. Jamais se queixe, não deve nunca falar mal. Não aponte defeitos do emprego anterior. Se você foi demitido conte o motivo. Se está saindo por vontade própria, fale que está em busca de novos desafios e aprendizado.

12. Você poderia descrever alguma situação na qual seu trabalho tenha sido criticado?
Não deve reconhecer críticas ao seu trabalho, mas dizer que certas vezes ele foi discutido e com isso, você sempre aprendeu e cresceu.

13. Como você avalia a empresa que trabalha atualmente e as que já trabalhou?
Outra vez, não se queixe. Fale algo de bom. Por exemplo, que a empresa tem um bom produto e possui potencial para crescimento.

14. Você tem espírito de liderança? Conte um fato que demonstre isso.
Responda a essa pergunta com realizações do seu passado.

15. Você contribui para o aumento das vendas, dos lucros? Como?
Exemplifique com resultados e realizações de sua carreira.

16. Você ajudou a reduzir custos? Como?
Exemplifique com resultados e realizações.

17. O que você considera importante num colaborador?
Cite as competências para o cargo, além de dedicação ao trabalho, boa índole, iniciativa, criatividade e entusiasmo.

18. Descreva um típico dia de trabalho no atual/ último emprego.
Essa pergunta é para conhecer seu nível de energia. Procure descrever um dia bastante ativo e tente mostrar alto nível de energia.

19. Que tipo de decisões são mais difíceis para você?
Deve demonstrar sua capacidade analítica e dizer que aborda o processo decisório de forma lógica, identificando as alternativas e as premissas da decisão. Como ser humano, sabe que as decisões mais difíceis são as referentes à vida de seus subordinados.

20. O que você sente dificuldade para realizar?
Outra vez não se deve mencionar nada negativo, só positivo. Diga que enfrenta as necessidades de seu trabalho e que não escolhe o tipo de trabalho.

21. O que você tem feito que mostra iniciativa? Quanto de iniciativa você tem? Dê exemplos.
Sua resposta deverá ser uma série de realizações de sua carreira.

22. Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade para trabalhar?
Novamente não mencione nada de negativo. Você pode dizer que não há melhor ou pior pessoa para trabalhar junto. Há pessoas diferentes. Claro que sempre é bom trabalhar com pessoas bem humoradas e que gostem de lidar com pessoas. Mas diga que você se adapta às necessidades do trabalho e que se relaciona facilmente, tanto com operários como com a diretoria da empresa.

23. Se pudesse começar tudo de novo, o que faria diferente em sua carreira?
Deve mostrar ser uma pessoa segura, dizendo que basicamente não mudaria nada. Obviamente, existem pequenas coisas na nossa carreira que poderiam ter sido feitas melhores e deveriam ser corrigidas. Procure não mencioná-las.

24. Em qual tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?
Mais uma vez vale dizer que não há ambiente ideal. Que você se adapta a qualquer tipo de ambiente.

25. Por que você escolheu essa carreira?
Para essa pergunta não há resposta certa ou errada. Aqui o que vale é ser sucinto e coerente.

26. Descreva uma situação difícil que teve e como fez para sair dela.
Procure uma situação difícil e de grande relevância para o bom andamento da empresa, que você tenha solucionado.

27. Você estaria disposto a mudar de cidade, estado ou país? E trabalhar além do horário de trabalho?
Fale a verdade sobre sua disposição quanto a mudar de cidade e principalmente, coloque as opções e condições para que a mudança aconteça, já que isso interfere na vida da família. Quanto ao fato de trabalhar além do horário determinado, responda de imediato: "Claro, sempre que houver necessidade".

28. Na prática, o que esses cursos (faculdade, extensão...) contribuíram para sua formação? No que você mudou?
Avalie bem e tente descobrir as contribuições e mudanças que ocorreram graças aos cursos. De qualquer forma, diga que contribuíram não só em conhecimentos técnicos como também para o seu crescimento pessoal e no relacionamento com as pessoas.

29. Qual seria seu emprego ideal?
Com base na pesquisa realizada sobre a empresa, tente descrever o emprego mais próximo daquele que está sendo ofertado pela empresa.

30. O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?
Fale a verdade. Mas saiba que é importante ter hobbies e ocupações no seu tempo livre. Isso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal, sua habilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento com as pessoas.

Fonte: neryhumberto.vilabol.uol.com.br