7- Estágios, Trabalhos Voluntários & Trainees

O Trabalho Voluntário é muito importante, embora não seja remunerado. Na hora da entrevista ou conquista de um estágio é o grande diferencial.

Ele serve de base para aquisição de experiência e de uma gratificação pessoal que de alguma forma, num futuro próximo, DEUS e a natureza lhe retornam com fartos dividendos.

É o exemplo que aconteceu com um dos autores deste livro. Com o objetivo de auxiliar alunos na conquista de uma oportunidade de trabalho, estruturou o Núcleo de Empregabilidade da FAE - Faculdade de Administração e Economia, em Curitiba, que já encaminhou milhares de candidatos ao mercado de trabalho, sem nenhuma remuneração aos que o idealizaram.

Isso fez com que sempre acompanhássemos este serviço, dando-nos condições para escrever este livro e estruturar o Banco de Novos Talentos & Projetos Acadêmicos, onde fornece, também, muitas oportunidades de trabalho para voluntários.

Outras pessoas têm consolidado sua carreira em grandes organizações, ganhando destaque em seus websites, como é o exemplo de um colaborador da ALCOA que pode ser visto no link a seguir: Vilmar Simão / ALCOA.

O Trabalho Voluntário, além de ser a porta do estágio e de outras oportunidades de emprego, tem sido uma base forte de muitas carreiras bem sucedidas.

É um local que serve, também, para se construir uma Rede de Amigos (aula 20) , que é uma das maiores fontes de identificação de oportunidades de trabalho.

Veja mais informações na aula sobre Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inclusão Social onde existem muitas oportunidades de Trabalho Voluntário.

A pessoa que faz um trabalho voluntário tem retorno em vários níveis: profissional, porque a cada dia as empresas valorizam mais estas atividades nos currículos de seus funcionários; social e pessoal, já que o exercício da cidadania individual representa o desenvolvimento da sociedade como um todo.

A participação de cada um se multiplica e forma o conjunto. São como peças de um quebra-cabeça que vão se unindo e gerando uma nova realidade. As empresas que assumem um posicionamento social responsável têm um diferencial competitivo que traz excelentes resultados. As pessoas atendidas por programas de voluntariado conseguem uma maior qualidade de vida ou até, em muitos casos, de sobrevivência.

Estágio, por sua vez, é a porta do emprego, ou seja, o caminho para se conquistar uma boa oportunidade de trabalho.

Ele tem um tempo determinado. Em outras palavras, tem um prazo pré-definido e, apenas, enquanto tiver um vínculo com uma instituição de ensino.

É muito importante, também, o estágio no exterior, quando se adquire experiência de vida noutro país. Ajuda em muito a sua formação e é um grande diferencial na hora da entrevista.

Por isso é muito importante aproveitá-lo muito bem, o que não ocorre com todos os estagiários, principalmente os que não estão motivados.

Via de regra, embora o estagiário não tenha experiência profissional, é uma das solicitações feitas pelos empregadores por mais estranho que possa parecer.

Como ter experiência antes de um estágio?

Fazendo um trabalho voluntário, que geralmente não é remunerado, mas é onde se adquire experiência e até mesmo um começo de carreira.

No setor da sustentabilidade, onde estão a inclusão social, digital e proteção ao meio ambiente, existem muitas oportunidades.

É só procurar e, evidentemente, saber como aproveitar essa oportunidade, registrando-a da forma conveniente no seu curriculum vitae.

Isso significa que você deve estar atento para o planejamento de sua carreira, assim como seu marketing pessoal.

Outro ponto importante deve ser a experiência do estagiário mais qualificado, que pode ser chamado de trainee, quando se objetiva a sua contratação formal a partir de um período de testes.

Veja, abaixo, os vídeos que coletamos na internet, inclusive dos candidatos a trainees na Unilever, que já foram apresentados na aula anterior de Curriculum Vitae.

Clicando-se na "Seta Central", apontada para o lado direito, dentro de um globo, assiste-se o vídeo no seu tamanho pequeno, neste blog.

Querendo assistí-lo na tela inteira de seu monitor, clique na palavra "Full Screen". Nesta hipótese, os comandos estão no centro inferior da tela. Para assistir clique em: "Ver". Para retornar clique em "Tela Pequena" ou use sua tecla "Esc".